15 novembro 2008

Untitled....

"Tens que escrever" dizem-me...
Eu quero...mas quando preciso...não consigo.
Precisava de o conseguir quando me sinto incoerente, quando não consigo seguir uma linha de raciocínio até ao fim..

Quando me apetece evaporar-me, extinguir-me, desaparecer, fugir...

Como escrever, quando não consigo sequer pensar?
Quando não sei o que pensar?
Ou por onde começar, a pensar....

Ninguém me iria compreender...
Nestes momentos utilizo um idioma que não existe.

Demorei exactamente 56 minutos a escrever isto.
Apaguei tudo 3 vezes.

13 comentários:

Pedro disse...

Pat: Vou correr um risco muito grande e vou opinar sobre o que escreveste.

A escrita é, como a maioria das coisas nesta vida, uma questão de prática.
Tu és uma artista e portanto sabes tão bem como ninguém que não se consegue tirar boas fotos sem praticar muito e errar muito.
É por demais conhecida a frase que diz que os trabalhos dos artistas (a criação) tem 10% inspiração e 90% transpiração.
Há outras situações em que também se pode transpirar muito mas não vêm ao caso agora... :)

"Como escrever, quando não sei sequer pensar?" dizes... eu acho que é precisamente nessas alturas que deves escrever... incoerente ou não... mesmo que não gostes de ver depois o que escreveste... só assim consegues começar a libertar a tua capacidade de escrever e, o mais importante de tudo que queria dizer, talvez assim consigas "começar a pensar" e a identificar o que sentes na maioria das situações.

Pessoalmente não sinto necessidade que escrevas (mais do que fazes) para sentir que "falas" muito neste blog sobre ti mas acho que tu própria podes sentir essa necessidade... de te entender a ti própria e para isso não há como escrever os próprios pensamentos.

A escrita ajuda qualquer pessoa a pensar e a entender-se e, acabo como comecei, é também em grande parte uma questão de prática.

Bjs

Pedro disse...

Uma nota extra para dizer que ADORO esta musica!!!

Bjs

Patrícia Manhão disse...

Eu também..;)

beijinhos

apenas um gajo... disse...

se calhar não te compreendo mesmo, mas já são algumas centenas de fotografias e definitivamente és alguém de múltiplos raciocínios estruturados, coerentes. Retratos de quem (também) és. Queres escrever? escreve...uma palavra, duas palavras, cem...Não sabes o que pensar? escreve o momento, alguém há-de sentir.

Beijinhos

Patrícia Manhão disse...

pedro: relativamente ao resto....exceto o que dissete sobre a escrita, não concordo com nada..lol

Os 90% de transpiração, de que falas, são de medo, que não gostem...

Quanto ao ter que errar muito...também não concordo.
Praticando muito e errando muito, consegue-se ser....bom.
Para se ser muito bom é preciso nascer com um "dom".

Michelangelo disse que quando esculpia, não fazia mais do que tirar o excedente de pedra...porque a escultura já existia.
É necessário ter uma sensibilidade enorme, muito grande mesmo....para se conseguir provocar qualquer tipo de emoção no outro...isso é o que faz um Artista.

Patrícia Manhão disse...

apenas um gajo: eu não tenho qualquer tipo de aspiração a Escritora. O que eu gostava era tão simplesmente conseguir transmitir pensamentos em palavras.....até agora só o consegui fazer com imagens.

beijos e obrigado pela força..

. disse...

Pat,

Quando fazes desfilar esta multiplicidade de palavras e motivos por este teu espaço (afinal uma imagem não vale mil palavras?), para quê juntares outras mil a cada uma das mil que já lá tens?
Escreve o que te apetecer, quando te apetecer, se te apetecer. Escreve se achares que deves fazê-lo.

Lambidela afectuosa

O LObacho

Patrícia Manhão disse...

wolf: tens TODA a razão. Porquê complicar?
É simples....;)

obrigado.

Lambidela afectuosa para ti também..

Pedro disse...

Pat: por paradoxal que possa parecer eu concordo contigo a 100%!

Eu quando mencionei que a criação era 10% inspiração e 90% transpiração.. era óbvio (para mim pelo menos) que estava a referir a "evoluir"... passar da "nulidade" à "mediocridade" e possivelmente à "normalidade"...
Concordo que quem pratica muito nunca será um "génio" só porque o faz... tem de existir algo já dentro dele...

Mas eu estava a referir-me ao facto de dizeres que não consegues exprimir por palavras... isso sim, eu mantenho que conseguirás fazê-lo razoavelmente se praticares e leres bastante.
Provavelmente nunca serás um génio literário... mas não era disso que estavamos a falar.

E concordo também quando dizes.. "para que complicar"...

A questão era se TU sentias essa necessidade ou não!
Agora percebo que não...Quem sente essa necessidade não está tão preocupada se vão gostar ou não.

"É necessário ter uma sensibilidade enorme, muito grande mesmo....para se conseguir provocar qualquer tipo de emoção no outro...isso é o que faz um Artista."

Pat, eu IMHO acho que és uma artista... ou seja tu tens essa sensibilidade e consegues provocar emoção na vasta maioria das pessoas que passam por este blog!

Acho que, nesta arte (a fotografia), tens sem dúvida sensibilidade muito acima da média... e o tema que usas também mostra muita sensibilidade como pessoa!

Desculpa-me estes posts tão longos mas... tu sabes o que acho de ti e deste blog! ;-)

Bjs

Patrícia Manhão disse...

pedro: "A questão era se TU sentias essa necessidade ou não!
Agora percebo que não...Quem sente essa necessidade não está tão preocupada se vão gostar ou não."

Já percebeste....e percebeste também porque digo que nem espero comentários neste blog..
Nem comentários nem "leitores"..

Shelyak disse...

"Ninguém me iria compreender...
Nestes momentos utilizo um idioma que não existe."

Try me...

Patrícia Manhão disse...

shelyak: uii tenho medo...tu percebes...o idioma...lol

Helena disse...

Há quem entenda o idioma, claro ... ;)
Beijo

 
;