01 setembro 2009

Estrangeirismos



A ortografia da língua portuguesa é determinada por regras específicas, enunciadas em acordos ortográficos.
Deste modo, no inventário do léxico não são esperadas palavras que terminem em -ing (meeting) ou -oir (noir). No entanto, muitas dessas palavras 'estrangeiras' são utilizadas com regularidade em textos oficiais em língua portuguesa e registadas em obras lexicográficas do português.

Em muitas situações do dia-a-dia são utilizadas em português palavras provenientes de outras línguas, como é o caso de aftershave, picnic ou ghetto. Estas palavras, a que se chama estrangeirismos, têm este nome por serem provenientes de outras línguas e serem escritas de acordo com a ortografia da sua língua de origem, em desacordo, num ou em vários aspectos, com a grafia, a morfologia ou a relação entre grafia e pronúncia do português.

Os estrangeirismos são geralmente introduzidos na língua ao mesmo tempo que um conceito novo (por exemplo, bungee-jumping) ou pertencente a outra cultura (como é o caso de reggae) chega a um país de língua portuguesa. Se o uso for suficientemente frequente e duradouro, é comum o aparecimento de um termo ou expressão equivalente (como rato, "dispositivo informático", para mouse), ou a adaptação à escrita e à pronúncia do português - como aconteceu, entre muitos outros casos, com líder e futebol.

Com o tempo, alguns estrangeirismos passam a ter uma alternativa em português, quer seja esta um equivalente (decalque semântico), como no caso de correio electrónico para e-mail, quer seja um aportuguesamento (ou seja, uma forma adaptada a nível ortográfico, ou morfológico, ou mesmo semântico), como é o caso de suflé, proveniente do francês soufflé.


Assim sendo:
gi·le·te

Substantivo Feminino

Singular - gilete
Plural - giletes
Significado - lâmina de barbear
Sinónimo - navalha
...
In Portal da Lingua Portuguesa - Dicionário de Estrangeirismos (Apresentação Detalhada) propriedade do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior
.
Nota : King Camp Gillette foi o Norte-Americano que patenteou a lâmina de barbear e criou a companhia Global Gillette.



Fotografia by Max Bradley
(todos os Direitos reservados)

2 comentários:

BlackQuartzo disse...

As coisas que aprendo contigo :))

...e então? Ajudas-me a rapar com a GILETE! :)

Patrícia Manhão disse...

Esqueceste-te das aspas novamente?

lolll

 
;