10 outubro 2012

Alexitimia


Alexitimia é hoje um termo que diz respeito à marcante dificuldade em verbalizar emoções e descrever sentimentos, bem como sensações físicas.

A palavra provém do grego, onde A indica ausência, lexis é palavra e timia, emoção.

Um dos principais sintomas é a confusão entre sensações e sentimentos, e a grande dificuldade em expressar os sentimentos através de palavras.
O alexitímico costuma relacionar as suas sensações físicas aos seus sentimentos.
Por exemplo, após sofrer um duro golpe emocional, o alexitímico irá queixar-se de dores de cabeça ou fadiga, mas não saberá relatar de forma clara o que realmente sentiu.

Os alexitímicos não podem tomar consciência de suas emoções nem das reações físicas que estas lhes provocam. Às vezes as confundem: se o estômago se contrai e sentem dor, não podem atribuí-lo a uma situação de personalidade emocional.
Os alexitímicos atribuem o mal-estar a algo que comeram e que "caiu mal".
Não têm consciência do seu problema e se sentem normais, apesar de terem bloqueada uma das parcelas mais importantes de sua vida: a emocional.

Notam que algo vai mal com seu casamento, trabalho ou amigos, mas não conseguem descobrir o que é.

Nunca se sabe o que pensam ou sentem e suas exteriorizações são tão mínimas que se reduzem ao imprescindível: a saudação, a despedida, a frase correcta.
Ignoram o que sentem, não sabem como dizê-lo com palavras, não distinguem uma emoção de outra, também não sabem que têm uma carência: a capacidade de reconhecer e expressar suas emoções.






My new project.




1 comentário:

Pedro disse...

I know that for awhile... not me, but some people surrounding me!
And that is why i try to use the PIE process to teach my daughter, so she can more happy in her life by knowing how to Identify her emotions and thus understand them and deal with them!

Here's a link you may like: http://simplekids.net/pie-approach-to-emotions/

Kiss

P

 
;